quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

As origens do Natal: o Solstício de Inverno...

Em quase toda a Europa, eram realizadas festas germânicas ou celtas e romanas anunciando o início do Inverno. O cristianismo tomou para si do mundo antigo sua essência, suas origens, propondo uma nova luz no mundo na pessoa de Jesus, o Cristo. Gradativamente, a partir do século IV d. C é instituído um calendário de festas religiosas, cujo o objetivo maior não deixa de ser a suplantação dos antigos ritos e festas pagãs. O termo "Natal", vem do latim que significa 'natális', derivado do verbo 'nascor, nascéris, natus sum, nasci', portanto este dia representava o nascimento do Sol Invictus, ou seja, o Sol Invencível. Esta festa se dá no dia do solstício de Inverno, pois é a partir desta data que os dias tendem a se extender, culminando com o ponto máximo: o nascimento do Sol. Neste ano, o Solstício de Inverno, em Amsterdam terá lugar no dia 21 de Dezembro às 13:03, é o dia mais curto do ano, e praticamente o dia em que começa o Inverno. Portanto, a origem do Natal se situa na Festa do Sol! Os romanos e povos germânicos tinham o hábito festejar o nascimento do Sol com uma grande festa regada de muito brilho, muito esplendor, logo, tal festa não foi nada mais nada menos que "recuperada" pela igreja católica que estimava que o Menino Jesus era também o Cristo-Sol, ainda que a data 25 de dezembro tenha sido fixada de forma arbitrária. Nos países escandinavos também o solstício deu origem ao Natal, uma vez que a palavra "yule" é utilizada pelas regiões nórdicas para designar o período de Natal. É bom ressaltar que esta celebração é ainda mais importante nos países nórdicos pois quanto mais se vai para o norte, mais os dias são curtos no inverno ( por outro lado, mais longos são os dias no verão). Portanto, neste dia, vamos festejar o Cristo-Sol com o mesmo entusiasmo, pois ambos nos dão a cada dia a Luz sem a qual não podemos viver. E desejo a todos um maravilhoso Solstício de Inverno e Boas Festas de Fim de Ano.

sábado, 13 de dezembro de 2008

Salve o dia de Santa Luzia !!!

Não é que o blog tenha se transformado numa espécie de "o santo de cada dia", não é isso, mas há certas datas que marcam muito as nossas vidas, e uma delas, pelo menos na minha vida, é o Dia de Santa Luzia.
Sou de uma família católica, principalmente no tocante às mulheres, da parte de minha mãe: minha avó, minhas tias etc. são católicas, e vivemos, ainda , em nossa cotidiano religioso aquele catolicismo popular, que em muitas partes do Brasil foi deixado de lado pela própria imposição da Igreja Católica como instituição. Portanto, faz parte de minha infância e de minha vida como um todo até enquanto morava em Manaus as idas às novenas, às procissões, os arraiás e festas em honra dos santos. Aqui não existe isso, ainda mais se tratando da Holanda, que é um país protestante por circunstâncias históricas, eu entendo e respeito.
Com relação a Santa Luzia, hoje, mais precisamente às 19h minha mãe vai tirar a novena, e desde de quando eu me conheço por gente, ela faz isso: é uma reunião simples, além de seus filhos ( eu por exemplo, eu sempre a ajudei a rezar o terço) estão presentes alguns vizinhos, vizinhas, minhas tias, tios, primos que todos os anos compartilham com ela essa devoção. Aliás, também não deixa de ser uma tradição passada de mãe para filha, ou seja, minha avó também fazia a mesma coisas e minha mãe resolveu dá continuidade. Quem sabe algum dia, se acaso volte ao Brasil, eu também tenha esta chance.
Pessoas de outros credos acreditam que os católicos adoram imagens, isso não é verdade.
A imagem de um santo funciona como fosse uma espécie de "ignição" , uma lembrança viva das idéias e conceitos daqueles ali representados. Logo, o que podemos apreender da imagem de Santa Luzia? Eis um trecho de sua história para compreender melhor:
"Diz a antiga tradição oral que essa proteção, pedida a santa Luzia, se deve ao fato de que ela teria arrancado os próprios olhos, entregando-os ao carrasco, preferindo isso a renegar a fé em Cristo. A arte perpetuou seu ato extremo de fidelidade cristã através da pintura e da literatura. Foi enaltecida pelo magnífico escritor Dante Alighieri, na obra "A Divina Comédia", que atribuiu a santa Luzia a função da graça iluminadora. Assim, essa tradição se espalhou através dos séculos, ganhando o mundo inteiro, permanecendo até hoje.
Luzia pertencia a uma rica família de Siracusa. Sua mãe, Eutíquia, ao ficar viúva, prometeu dar a filha como esposa a um jovem da Corte local. Mas a moça havia feito voto de virgindade eterna e pediu que o matrimônio fosse adiado. Isso aconteceu porque uma terrível doença acometeu sua mãe. Luzia, então, conseguiu convencer Eutíquia a segui-la em peregrinação até o túmulo de santa Águeda ou Ágata. A mulher voltou curada da viagem e permitiu que a filha mantivesse sua castidade. Além disso, também consentiu que dividisse seu dote milionário com os pobres, como era seu desejo.
Entretanto quem não se conformou foi o ex-noivo. Cancelado o casamento, foi denunciar Luzia como cristã ao governador romano. Era o período da perseguição religiosa imposta pelo cruel imperador Diocleciano; assim, a jovem foi levada a julgamento. Como dava extrema importância à virgindade, o governante mandou que a carregassem à força a um prostíbulo, para servir à prostituição. Conta a tradição que, embora Luzia não movesse um dedo, nem dez homens juntos conseguiram levantá-la do chão. Foi, então, condenada a morrer ali mesmo. Os carrascos jogaram sobre seu corpo resina e azeite ferventes, mas ela continuava viva. Somente um golpe de espada em sua garganta conseguiu tirar-lhe a vida. Era o ano 304." *
Até hoje em dia, guardo na minha memória o hino consagrado à Santa Luzia, que muito conta de sua vida.
Bendita Luzia, que no céu estás.
Pôe os vossos olhos nos tristes mortais (2x)
Com a idade de doze anos, milagre ela fazia
Dava vistas aos cegos que andavam com guia
Seus olhos eram lindos, no mundo não havia
Pois tiraram os olhos de Santa Luzia
Que Santa Luzia nos conceda o dom de olhar para a vida, para o nosso próximo não apenas com os olhos físicos, todavia com os olhos d'alma, os olhos do coração.
Viva Santa Luzia!!!

sábado, 6 de dezembro de 2008

Zwartes Piet

Como eu disse no post anterior, em alguns países europeus, há um personagem indissóciavél à figura do Papai Noel ou de São Nicolau: o Pedro Preto (Zwart Piet). Por onde o "bom velhinho" passe, ele ganha alguns traços peculiares, uma versão diferente aqui e acolá. Todavia, o que não muda, e isto é muito importante, é a função que ele desempenha e aquilo que ele representa, isto é, castigar as crianças traquinas e desobedientes. Não é à toa que em alguns momentos, faz parte de sua vestimenta pra lá de extravagante um chicote.
Suas origens são bastante vagas, cada região tem sua versão. Contudo, o que mais nos chama atenção e nos convida para uma a realização de uma apurada reflexão é a quem o Pedro Negro está relacionado, carregando em si e atribuindo uma carga de valores que a meu ver não é nada positivo.
Por exemplo, na Bélgica, o P. N. não deixa de ser um africano com suas roupas coloridas, de cores bem vivas e com enormes argolas penduradas na orelha. Nos Países Baixos, a tarefa do P. N. é de ajudar São Nicolau, mas também de levar as crianças desobedientes e malcriadas para jogá-las no Mar Negro ou levá-las para a Espanha. Em outra versão holandesa, este personagem seria nada menos que os mouros que foram deixados nestas regiões por conta da invasão espanhola. Ainda outra versão vem à baila, aquela que diz o P. N. é o açougueiro da lenda de São Nicolau, pois para puní-lo por ter morto algumas crianças, o santo o teria obrigado a seguí-lo para onde quer que ele vá, ou seja, o transformou num escravo. Mas por que ele tem que ser negro?
Para Alice Miller*, ao consagrar o primeiro capítulo de seu livro La connaissance interdite (O conhecimento proíbido) à festa de São Nicolau, mostra como as verdadeiras ações de São Nicolau foram deturpadas, desviadas pelos próprios pais, transformando-a numa celebração punitiva e por sua vez o P. N é uma invenção e uma figura que nada tem a ver com o verdadeiro São Nicolau que protegia as pessoas mais fracas, em vez de maltratá-los ou puní-los.
Creio que para amenizar o denegrimento escancarado da raça negra, e para dá uma de "politicamente correto", a explicação dada é que se atualmente o Pedro é Negro é devido o chamuscado da chaminé, o carvão, etc. Que chaminé suja, heim!?

* Alice Miller , psicóloga polonesa, doutora em psícologia, filosofia e sociologia, bastante conhecida pelo trabalho sobre violência infantil.

Sinterklaas já vai embora : ( ... Mas os presentes ficam : )

Para nós brasileiros e creio que para muitos países, a figura do Papai Noel é muito viva e associada às trocas de presentes na noite de 24 para 25 de Dezembro. Porém, a imagem do Papai Noel foi inspirada numa pessoa verdadeira: São Nicolau. Na Holanda ,e assim como também em vários países europeus (Bélgica, Polônia, Croácia, Luxemburgo), nos dias 5 e/ou 6 de Dezembro são dias de festa, de ganhar presentes, e é próprio São Nicolau, em holândes Sinterklaas acompanhado pelos Zwarte Piet, que não deixa de ser uma espécie de ajudante (traduzindo, Pedro negro, alíás, sobre ele que vou tentar fazer uma análise e para isso é necessário um outro post) que aparece para distribuir os presentes.
Em verdade, Sinterklaas chega aos Países-Baixos duas semanas antes de 6 de Dezembro. Com sua grande barba branca e portando sua mitra, ele vem da Espanha ( originalmente ele vem da Túrquia) num barco à vapor chamado Pakjesboot, ou seja, barco dos pequenos presentes.
À cada ano, uma cidade do país é escolhida para recebê-lo. Almere foi a escolhida para o ano de 2008.
A chegada de Sinterklaas é uma festa muito importante, de caráter nacional, na qual o prefeito e as pessoas mais importantes da cidade escolhida, e logicamente, as crianças fazem presença para recebê-lo. Depois ele faz um tour pelo país, e tudo se desenrola da mesma maneira, muita festa e muitas crianças, mas muitas crianças ao seu redor.
A noite de 5 de Dezembro é chamada Pakjesavond, isto é, a noite dos presentes, o momento em que as crianças ganham não só brinquedos mas também o Kruidnoten, um tipo de biscoitinho tipícamente holandês e a letra inicial do nome em chocolate que o Peter até ganhou (!), uma lembrança da empresa aonde ele trabalha.

Hoje, Sinterklaas faz sua última aparição para tão logo tomar seu barco acompanhado de seus Zwarts Piet e voltar para seu lugar de origem. Como sinal de respeito, segundo os holandeses, é somente após a sua partida é que podemos decorar nossas casas para o Natal.

E claro, depois que o Natal passar e a com a chegada do Ano Novo, ficamos na sua espera...

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Zuco 103 em Arnhem: huuum, muito bom!

Cada dia vivido é uma oportunidade para conhecer algo novo. E quando a gente pensa que já conheceu ou ouviu tudo de música brasileira, e se depara com uma banda como a Zuco 103, a gente se toca que conhece apenas uma parte dessa realidade musical, que diga-se de passagem, não permanece de nenhuma forma estagnada no tempo, mas procura sempre fundir o infundível, desmisturar o que é o misturável, enfim, como diz a minha mãe, "tirar leite de pedra" dos mais variados ritmos e estilos musicais.
Nesse noite, por quase três de muito som, uma mistura de maracatu elétrico com samba do crioulo doido, eu desenferrugei as minhas pernas porque desde de que eu atravessei o Atlântico, faz muito tempo, mas muito tempo que não eu não botava as cadeiras pra mexer. Mas não foi por falta de oportunidade não, foi pelo, vamos dizer assim, um traço cultural, pois em Paris, pelo menos nas casas de show que eu fui, não há um espaço livre para dançar não, só é cadeiras, em suma, os franceses não dançam. Aqui, me deparei com outra realidade, a casa de espetáculo era pequena mas não tinha cadeiras, todo mundo em pé e quando a música brasileira rolou, ninguém ficou parado.