quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Abençoada seja Paris

Amanhã é o dia das Bruxas aqui no Hemisfério Norte. Segundos aqueles que reverenciam a Grande Deusa, a Velha Religião, o dia 31 de outubro é uma das datas mais importantes para as bruxas porque se comemora a passagem do ano, a Roda completou seu ciclo. Logo, o sabbath Samhaim "é um momento de reflexão em que olhamos para o Ano que passou e procuramos reconhecer e deles extrair o siginificado de nossa vivência", como nos diz Márcia Frazão em seu livro Revelações de uma Bruxa. Há mais ou menos um mês atrás estávamos partindo de Paris e fixando nossa residência em Amsterdam. Aqueles que me acompanham desde do ínicio deste blog, vão verificar as mudanças radicais que fiz, menos no nome, porque eu sou uma cabocla da paris dos trópicos, e o conservo em homenagem a Paris. Além disso, vão perceber também que desde do dia 31 de agosto eu "não baixo aqui", e justamente amanhã vai completar um mês! Então aproveitando o embalo de véspera desta data e sua significação transcendental, aqui eu quero externar todo o meu agradecimento por Paris, por tudo o que essa cidade me ensinou, por todas as experiências que ela me fez passar, sejam elas más ou boas, prefiro me lembrar das boas, né? Agradeço por todas as amizades que eu fiz, por aquelas que deixei de fazer...
Paris foi e é uma prova de fogo! A Cidade das Luzes está numa decadência, mais pas avec élégance. Não é nada elegante ver tantos moradores de rua, alcóolatras, e sentir a tamanha indiferença das pessoas para com esta situação. Sai de lá mais ainda indiferente à tudo que exiba tal indiferença. Mas como não gostar de Paris!?, eu me pergunto às vezes, mesmo a odiando no ínicio, você acaba amando-a no final! É mais do que amor, é um mixto de compaixão e pena, porque há lugar para tanto luxo e sofisticação, e nenhum espaço para um sorriso escancarado no rosto. Há tantos cafés, mas há também tanta solidão... Há tanta gente, de todas as cores, do todos os credos, de tantas línguas, mas não há lugar para a amizade. Há tantos policiais na rua, mas tanto medo do "outro".
Contudo, rendi-me aos encantos da França, sua língua requintada, seus lugares maravilhosos que me renderam boas fotos!
Ah! Paris, vous me manque beaucoup! Que os Anjos velem por ti.