domingo, 27 de setembro de 2009

Não dá pra esquecer essa data...

FALANGE DO ERÊ  

Só quem acredita, vê
Essa vida é um doce  
Mesmo se não fosse, eu seria assim Sou menino brincalhão encontrei a chance bem ao meu alcance e agarrei prá mim (eu dou...)  
Doum, viva Cosme e Damião (Doum) Doum, viva Cosme e Damião (viva Cosme e Damião)  
Viva Cosme e damião, Doum Doum, viva Cosme e Damião
O que importa é que a gente miúda me trouxe ajuda quando precisei  
O que prego nas minhas andanças é que só as crianças me ditam a lei  
Assim me sinto protegido, ungido com a viscosidade de fé  
Sua benção é presença imensa que vença com a crença quem tem seu axé (eu dou...)  
A vida tão amargurada essa gurizada me fez renascer  
Hoje sou cobra criada, salva e beijada Falange de Erê  
27 de setembro eu sempre me lembro não esqueço 
de dar cocada, passoca, suspiro, pipoca bolo, bala, bola, cuscuz e manjar (eu dou...)




Como diz a canção: "minha fé é minha cultura, minha fé é meu jogo de cintura". E dá-lhe Fé - ainda que não seja inabalável, pois estamos ainda em via de nos tornarmos santos - e "jogo de cintura" pra viver nessa terra e suportar a solidão, o individualismo frio e acima de tudo a Saudade, com "S" maiúsculo. Só a Fé em algo maior pra dá força para viver aqui, e em meio às agruras da vida, ainda sorrir, manter firme a nossa alegria, a típicamente de brasileiro. Sim, com toda a certeza "o doce da vida" é acreditar em nossas crenças e que mesmo a distância não a faz apagar de nossa memória, de nossa alma, isso é impossível... Acordei cedo hoje para um dia de domingo, querendo botar a mão na massa, mas não dá pra esquecer que com a vida de mãe, tudo muda, o planejado se torna imprevisível, e às vezes até impossível de acontecer,de querer fazer algo quando se tem um ser que exige total atenção. De 9h até 11h tentei ao menos tomar café com ele nos braços. Ah! Não posso esquecer, dia 25 ele completou 1 mês! Mas 'tá tão engraçado! Eu sei que sou suspeita... Mas depois das 11h ele tomou a mamada e dormiu na rede, bem à brasileira. Então, foi uma corrida contra o tempo para fazer 'bolo de fanta' e que ele estivesse pronto na hora da oferenda. E também dá conta de todas as preliminares de uma oferenda, como manda o ritual: preparar o banho de descarga e o banho de cheiro. Em meios a mamadas e colocar o menino pra dormir, organizei tudo, separei todo o material comprado no dia anterior e chegada a hora deixei o pai tomando de conta do bonequinho, afinal das contas, eu não fiz o filho sozinha! Outro país, outra cultura, então não pude dar bombons para as crianças , mas tem o dia de São Martinho! Me aguarde! E voilá! Creio que as fotos traduzem todo o espírito deste dia maravilhoso!