quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Ma petite cuisine

Não, este não é um blog de culinária, ou de cuisine française ou bresilienne. Mas gostaria de dizer que eu gosto muito de cozinhar, e descobrir isto depois que me casei. Aliás, há pouquíssimo tempo eu aprendi a cozinhar, ou seja, dois anos. Perante a uma das vissitudes dessa vida, me vi obrigada a aprender. Aprender mesmo! Um de meus irmãos mais novo, o César, ficou bastante doente, necessitando ser hospitalizado urgentemente. Na primeira semana, tudo bem, minha mãe antes de ir para o hospital, fazia a comida para o dia todo, e eu ia cuidar dos meus afazeres cotidianos. À noite, meu pai, e meu irmão caçula e eu revezámos no hospital. Pensava eu que logo, logo o César ia se recuperar, voltar para casa e tudo voltaria ao normal. Ledo engano. Minha mãe precisou se dedicar completamente a ele e praticamente não tinha mais tempo para nós. E numa família de duas mulheres e três homens, e se apenas uma dessas duas mulheres sabe cozinhar, como fica o resto? Então, num belo dia, chamei minha vizinha e disse-lhe: quero que a senhora me ensine a cozinhar, a senhora faz, vou olhando, ajudo-lhe no que for necessário. Bem, depois da lição, pra quem antes não sabia nem perceber quando o arroz estava bom, e muito menos destrinchar uma galinha, e agora sabe fazer de feijoada à strogonoffe de atum, já está de bom tamanho!
Valeu D. Madalena!