terça-feira, 11 de novembro de 2008

Hoje é dia de São Martinho!

No Brasil é no dia de São Cosme e Damião, precisamente, dia 27 de setembro, que temos o costume de distribuir guloseimas, bombons, doces e o famoso caruru às crianças. Nesse dia também minha avó completava anos, então para ela por ser uma data duplamente especial, além de ganhar presentes, ela adorava presentear os pequenos com bombons e biscoitos. Em Manaus, muitos, como eu, além de bombons, distribuem brinquedos para as crianças mais carentes das redondezas.
Mas eis que hoje, com crianças à nossa porta no ínicio da noite, lembrei-me saudosamente do dia 27 de setembro em terras brasileiras, porque hoje é dia é de São Martinho e especialmente aqui na Holanda, é tradição neste dia as crianças saírem às ruas, precisamente à noite com laternas de papel à mão. Cantam uma musinha e pedem bombons. Tivemos que ir mais de cinco vezes atender à porta e oferecer uns bombons que estavam por aqui esquecidos, se eu soubesse antes, tinha feito uma coisa mais especial, porque eles merecem! Porém, só tive conhecimento do fato quando o Peter chegou do trabalho e me falou que haviam crianças pelas ruas a pedir guloseimas e se possível algumas moedinhas de centavos.
Cá pra nós, é legal ver essas iniciativas infantis aqui, mas em nada se compara com aquela euforia dos meninos, a alegria, a correria... Também é compreensível, não dá pra ser tão eufórico numa noite fria de 8 graus, e logo chego realmente a pensar que o clima em muito influencia no caráter do ser humano.
Tot ziens!