segunda-feira, 2 de junho de 2008

O golpe do "Anel de Ouro"

Mesmo a "Cidades das Luzes" tem seus golpistas, os picpockets (batedores de carteiras e demais objetos de valor) personificados em imigrantes ilegais e naqueles em que a sociedade francesa insiste em lhes negar oportunidades e "mostra a face dura do mal".

Depois de morar 1 ano e alguns meses em Paris e estando prestes a deixá-la, estava bem informada dos riscos de roubos no metrô e de tantos outros riscos que uma cidade grande, multifacetada oferecem, mas mesmo assim cair no golpe do "anel de ouro", aliás, somente hoje, quando se passou comigo,é que fui perceber que se trata de um golpe.

Um belo dia, o Peter chega do trabalho e me diz que achou na rua, na presença de um senhor, um anel no estilo de aliança de casamento, 'parecendo' ser em ouro. OK!

Mas hoje, enquanto eu andava, na rua, próximo à Place de la Concorde, uma senhora vinha em minha direção e rapidamente, já bem próximo a mim, se abaixou e pegou um anel no chão e logo perguntou: esse anel não é seu? Logicamente, disse que não, olhei o anel e o reconheci, o e mesmo anel que o Peter achou um dia desses (foto)! Isso é um tremendo golpe!

Ela insistiu, fez questão que eu ficasse com o anel, dizia que o parecia ser de ouro, e tudo mais, que era divorciada e não tinha necessidade daquilo, então, fiquei com o anel e retomo minha caminhada, mas segundos depois ela me chama e pergunta se não tenho algum dinheiro para dá à ela para comprar alguma coisa pra comer, que ela é ilegal, que está sendo difícil encontrar trabalho, etc. Dei 5 euros que nem chega à 15 reais. Pelo menos não foi 500 reais, a soma que roubaram da minha mãe em Manaus por ter caído no golpe do Benefício da Previdência.