sábado, 13 de dezembro de 2008

Salve o dia de Santa Luzia !!!

Não é que o blog tenha se transformado numa espécie de "o santo de cada dia", não é isso, mas há certas datas que marcam muito as nossas vidas, e uma delas, pelo menos na minha vida, é o Dia de Santa Luzia.
Sou de uma família católica, principalmente no tocante às mulheres, da parte de minha mãe: minha avó, minhas tias etc. são católicas, e vivemos, ainda , em nossa cotidiano religioso aquele catolicismo popular, que em muitas partes do Brasil foi deixado de lado pela própria imposição da Igreja Católica como instituição. Portanto, faz parte de minha infância e de minha vida como um todo até enquanto morava em Manaus as idas às novenas, às procissões, os arraiás e festas em honra dos santos. Aqui não existe isso, ainda mais se tratando da Holanda, que é um país protestante por circunstâncias históricas, eu entendo e respeito.
Com relação a Santa Luzia, hoje, mais precisamente às 19h minha mãe vai tirar a novena, e desde de quando eu me conheço por gente, ela faz isso: é uma reunião simples, além de seus filhos ( eu por exemplo, eu sempre a ajudei a rezar o terço) estão presentes alguns vizinhos, vizinhas, minhas tias, tios, primos que todos os anos compartilham com ela essa devoção. Aliás, também não deixa de ser uma tradição passada de mãe para filha, ou seja, minha avó também fazia a mesma coisas e minha mãe resolveu dá continuidade. Quem sabe algum dia, se acaso volte ao Brasil, eu também tenha esta chance.
Pessoas de outros credos acreditam que os católicos adoram imagens, isso não é verdade.
A imagem de um santo funciona como fosse uma espécie de "ignição" , uma lembrança viva das idéias e conceitos daqueles ali representados. Logo, o que podemos apreender da imagem de Santa Luzia? Eis um trecho de sua história para compreender melhor:
"Diz a antiga tradição oral que essa proteção, pedida a santa Luzia, se deve ao fato de que ela teria arrancado os próprios olhos, entregando-os ao carrasco, preferindo isso a renegar a fé em Cristo. A arte perpetuou seu ato extremo de fidelidade cristã através da pintura e da literatura. Foi enaltecida pelo magnífico escritor Dante Alighieri, na obra "A Divina Comédia", que atribuiu a santa Luzia a função da graça iluminadora. Assim, essa tradição se espalhou através dos séculos, ganhando o mundo inteiro, permanecendo até hoje.
Luzia pertencia a uma rica família de Siracusa. Sua mãe, Eutíquia, ao ficar viúva, prometeu dar a filha como esposa a um jovem da Corte local. Mas a moça havia feito voto de virgindade eterna e pediu que o matrimônio fosse adiado. Isso aconteceu porque uma terrível doença acometeu sua mãe. Luzia, então, conseguiu convencer Eutíquia a segui-la em peregrinação até o túmulo de santa Águeda ou Ágata. A mulher voltou curada da viagem e permitiu que a filha mantivesse sua castidade. Além disso, também consentiu que dividisse seu dote milionário com os pobres, como era seu desejo.
Entretanto quem não se conformou foi o ex-noivo. Cancelado o casamento, foi denunciar Luzia como cristã ao governador romano. Era o período da perseguição religiosa imposta pelo cruel imperador Diocleciano; assim, a jovem foi levada a julgamento. Como dava extrema importância à virgindade, o governante mandou que a carregassem à força a um prostíbulo, para servir à prostituição. Conta a tradição que, embora Luzia não movesse um dedo, nem dez homens juntos conseguiram levantá-la do chão. Foi, então, condenada a morrer ali mesmo. Os carrascos jogaram sobre seu corpo resina e azeite ferventes, mas ela continuava viva. Somente um golpe de espada em sua garganta conseguiu tirar-lhe a vida. Era o ano 304." *
Até hoje em dia, guardo na minha memória o hino consagrado à Santa Luzia, que muito conta de sua vida.
Bendita Luzia, que no céu estás.
Pôe os vossos olhos nos tristes mortais (2x)
Com a idade de doze anos, milagre ela fazia
Dava vistas aos cegos que andavam com guia
Seus olhos eram lindos, no mundo não havia
Pois tiraram os olhos de Santa Luzia
Que Santa Luzia nos conceda o dom de olhar para a vida, para o nosso próximo não apenas com os olhos físicos, todavia com os olhos d'alma, os olhos do coração.
Viva Santa Luzia!!!