sábado, 6 de dezembro de 2008

Sinterklaas já vai embora : ( ... Mas os presentes ficam : )

Para nós brasileiros e creio que para muitos países, a figura do Papai Noel é muito viva e associada às trocas de presentes na noite de 24 para 25 de Dezembro. Porém, a imagem do Papai Noel foi inspirada numa pessoa verdadeira: São Nicolau. Na Holanda ,e assim como também em vários países europeus (Bélgica, Polônia, Croácia, Luxemburgo), nos dias 5 e/ou 6 de Dezembro são dias de festa, de ganhar presentes, e é próprio São Nicolau, em holândes Sinterklaas acompanhado pelos Zwarte Piet, que não deixa de ser uma espécie de ajudante (traduzindo, Pedro negro, alíás, sobre ele que vou tentar fazer uma análise e para isso é necessário um outro post) que aparece para distribuir os presentes.
Em verdade, Sinterklaas chega aos Países-Baixos duas semanas antes de 6 de Dezembro. Com sua grande barba branca e portando sua mitra, ele vem da Espanha ( originalmente ele vem da Túrquia) num barco à vapor chamado Pakjesboot, ou seja, barco dos pequenos presentes.
À cada ano, uma cidade do país é escolhida para recebê-lo. Almere foi a escolhida para o ano de 2008.
A chegada de Sinterklaas é uma festa muito importante, de caráter nacional, na qual o prefeito e as pessoas mais importantes da cidade escolhida, e logicamente, as crianças fazem presença para recebê-lo. Depois ele faz um tour pelo país, e tudo se desenrola da mesma maneira, muita festa e muitas crianças, mas muitas crianças ao seu redor.
A noite de 5 de Dezembro é chamada Pakjesavond, isto é, a noite dos presentes, o momento em que as crianças ganham não só brinquedos mas também o Kruidnoten, um tipo de biscoitinho tipícamente holandês e a letra inicial do nome em chocolate que o Peter até ganhou (!), uma lembrança da empresa aonde ele trabalha.

Hoje, Sinterklaas faz sua última aparição para tão logo tomar seu barco acompanhado de seus Zwarts Piet e voltar para seu lugar de origem. Como sinal de respeito, segundo os holandeses, é somente após a sua partida é que podemos decorar nossas casas para o Natal.

E claro, depois que o Natal passar e a com a chegada do Ano Novo, ficamos na sua espera...