sábado, 6 de dezembro de 2008

Zwartes Piet

Como eu disse no post anterior, em alguns países europeus, há um personagem indissóciavél à figura do Papai Noel ou de São Nicolau: o Pedro Preto (Zwart Piet). Por onde o "bom velhinho" passe, ele ganha alguns traços peculiares, uma versão diferente aqui e acolá. Todavia, o que não muda, e isto é muito importante, é a função que ele desempenha e aquilo que ele representa, isto é, castigar as crianças traquinas e desobedientes. Não é à toa que em alguns momentos, faz parte de sua vestimenta pra lá de extravagante um chicote.
Suas origens são bastante vagas, cada região tem sua versão. Contudo, o que mais nos chama atenção e nos convida para uma a realização de uma apurada reflexão é a quem o Pedro Negro está relacionado, carregando em si e atribuindo uma carga de valores que a meu ver não é nada positivo.
Por exemplo, na Bélgica, o P. N. não deixa de ser um africano com suas roupas coloridas, de cores bem vivas e com enormes argolas penduradas na orelha. Nos Países Baixos, a tarefa do P. N. é de ajudar São Nicolau, mas também de levar as crianças desobedientes e malcriadas para jogá-las no Mar Negro ou levá-las para a Espanha. Em outra versão holandesa, este personagem seria nada menos que os mouros que foram deixados nestas regiões por conta da invasão espanhola. Ainda outra versão vem à baila, aquela que diz o P. N. é o açougueiro da lenda de São Nicolau, pois para puní-lo por ter morto algumas crianças, o santo o teria obrigado a seguí-lo para onde quer que ele vá, ou seja, o transformou num escravo. Mas por que ele tem que ser negro?
Para Alice Miller*, ao consagrar o primeiro capítulo de seu livro La connaissance interdite (O conhecimento proíbido) à festa de São Nicolau, mostra como as verdadeiras ações de São Nicolau foram deturpadas, desviadas pelos próprios pais, transformando-a numa celebração punitiva e por sua vez o P. N é uma invenção e uma figura que nada tem a ver com o verdadeiro São Nicolau que protegia as pessoas mais fracas, em vez de maltratá-los ou puní-los.
Creio que para amenizar o denegrimento escancarado da raça negra, e para dá uma de "politicamente correto", a explicação dada é que se atualmente o Pedro é Negro é devido o chamuscado da chaminé, o carvão, etc. Que chaminé suja, heim!?

* Alice Miller , psicóloga polonesa, doutora em psícologia, filosofia e sociologia, bastante conhecida pelo trabalho sobre violência infantil.